quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Olhares Cruzados Sobre Arte e Islão



















الفن الاسلامي - OLHARES CRUZADOS SOBRE ARTE E ISLÃO


الفن الاسلامي (lê-se Al-funn al-islami) significa ‘Arte Islámica’ em Árabe. Curiosamente, esta categoria da História de Arte não tem a sua origem nos países de expressão muçulmana, mas sim no mundo académico europeu e americano. No entanto, este termo e o adjectivo ‘Islâmico’ em geral potenciam um manancial de mal-entendidos e generalizações sobre um universo demasiado complexo para ser definido apenas como ‘Islâmico’.

Em Olhares Cruzados Sobre o Islão, um arqueólogo, um historiador, uma historiadora de arte e um teólogo do Islão, confrontam as suas vozes procurando responder à questão O que é a Arte Islâmica?

Ao longo de três secções – O Tempo e o Espaço, A Figura Humana e Islâmico ou Muçulmano – o visitante observa 50 objectos, na sua maioria cerâmicas, que reflectem a diversidade visual de culturas tão distantes – ou tão próximas – como o Irão Safávida, o Império Otomano, ou o Al Andalus.

Objectos inéditos
Esta é a primeira vez que a CMAG expõe o seu acervo de cerâmicas iranianas e turcas na sua totalidade. Também pela primeira vez, são expostos um Alcorão do acervo do Museu Calouste Gulbenkian e uma insígnia de cavaleiro do Museu Islâmico de Mértola, apresentada por Cláudio Torres, Director do Campo Arqueológico de Mértola.

De destacar ainda a miniatura de Maomé, da colecção do Museu Calouste Gulbenkian, executada em Bucara no século XVI, a única ilustração do Profeta conhecida em museus portugueses. Nesta ilustração, cruzam-se os olhares de Rui Santos, historiador, do Sheikh David Munir, Imam da mesquita de Lisboa, e Inês Fialho Brandão, historiadora de arte e comissária da exposição.

1 comentário:

perplexo disse...

No site da Casa-Museu não é possível saber até quando está patente a Exposição Temporária «Olhares cruzados sobre Arte e Islão».